Método de tratamento não invasivo que age na redução da gordura corporal através do congelamento controlado a vácuo, capaz de destruir as células de gordura. Ela é feita com o uso de um aparelho que promove uma espécie de sucção na pele e congela as células de gordura a -7º C. Após este procedimento a gordura congelada é induzida à eliminação de forma natural e controlada.
O método deve ser realizado por um profissional e pode ser aplicado em coxas, abdômen, flancos, tórax posterior e nos braços. Os resultados definitivos da criolipólise podem demorar até três meses para aparecer após o procedimento. De acordo com dados do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, quem realiza o tratamento pode perder ate de 35% de gordura na área tratada em apenas uma sessão, o que corresponde a cerca de quatro a seis centímetros nas medidas corporais.
Como funciona a criolipólise?
A tecnologia utilizada na criolipólise é a CoolTech, que destrói as células de gordura através do congelamento. O sistema monitora constantemente a temperatura, e os aplicadores têm desenho ergonômico que se adaptam às várias partes do corpo, proporcionando uma remodelação corporal, garantindo a segurança do paciente e aumentando, assim, a eficácia do tratamento.
Na criolipólise ocorre um resfriamento intenso das células de gordura do local tratado, ocorrendo uma espécie de ‘inflamação’, eliminando até 35% da gordura da região em uma única sessão.
A criolipólise é a morte celular programada, causando a apoptose, ou seja, “suicídio celular”. Após 20 dias já é visível a diminuição da gordura. Na lipoaspiração essas mesmas células são retiradas da região, mas de forma invasiva. As duas técnicas fazem a eliminação definitiva.
Toda célula de gordura que morreu no processo de criolipólise é fagocitada e metabolizada no prazo de até 90 dias. Essa gordura não é eliminada por vias excretoras de urina e fezes.
Por que resfriar a pele durante a criolipólise?
Quando induzimos o corpo ao resfriamento, para que ele possa voltar a sua temperatura normal e manter o equilíbrio, geramos uma maior energia sobre as células, utilizando como reserva energética a gordura estocada nos adipócitos. Diminuindo esta gordura, as células adiposas diminuem seu tamanho e consequentemente as medidas são reduzidas. Além disso, o processo possibilita a descongestão dos vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando o aspecto celulítico e há também o restabelecimento das fibras de colágeno e elastina, melhorando a firmeza da pele.
Em quais partes do corpo o tratamento pode ser aplicado?
O aparelho de criolipólise possui diferentes ponteiras que se adaptam em qualquer região, tais como abdômen, gordura pequena no joelho, gordura axilar, região de papada, entre outras.
Quais os cuidados antes e após o tratamento da criolipólise?
Vai fazer uma criolipólise? Você não precisa alterar a sua rotina de exercícios ou a alimentação antes do tratamento. No entanto, evite bebidas alcoólicas e medicações com ação anticoagulante, como o ácido acetilsalicílico. Já depois da criolipólise, evite saunas, banhos quentes, massagens e piscinas por um período de 24h. Também é importante se poupar de atividades físicas e de bebidas com álcool por 48h.
Contraindicação:
A criolipólise é contraindicada para pacientes com alterações da pele no local da aplicação e urticária ao frio e também não é indicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, pessoas com distúrbios de coagulação sanguínea, doenças relacionadas ao frio ou que são sistêmicas, como o lúpus eritematoso. Além disso, quem sofre com dermatomiosite, diabetes não controlada, pacientes que fizeram cirurgias recentemente nas áreas que serão tratadas e portadores de câncer não devem realizar a criolipólise.
A melhor indicação do tratamento é para pacientes com gordura localizada e até médio sobrepeso. A criolipólise não é recomendada para pessoas obesas. Por isso, a avaliação antes do procedimento é fundamental.
Quantidade de sessões da criolipólise:
Cada paciente pode fazer até três sessões na mesma região, com intervalo de três meses entre cada sessão. Em média, após 20 dias já é visível a diminuição da gordura, mas o resultado final se dá após três meses.
コメント